Isolamento das tubagens
Nas instalações convencionais é dada pouca importância ao isolamento térmico das tubagens, contudo a utilização da melhor tecnologia de aquecimento não deve ser deseperdiçada desnecessariamente no transporte e no termoacumulador.
Em tecnologia solar a tubagem deve ter um isolamento térmico que permita uma eficiência elevada, sendo de referir que para tubagens de cobre até 18 x 1 deve haver no mínimo 30 mm de espessura de isolamento, para dimensões superiores um mínimo de 40 mm. O material de isolamento usado deve ter uma conductividade térmica de K 0,035 W/mK.
A inexistência de falhas no isolamento é muito importante. Isto significa que os acessórios, válvulas, ligações ao termoacumulador, bujões, flanges e outros devem estar bem isolados. Condutas externas devem ser resistentes aos raios UV, às intempéries e à corrosão da água, p.e. revestindo-os com uma cobertura metálica.

Processos de colocação de Isolamentos
Conheça os processos de colocação de isolamentos com recurso ao manual da "Aramaflex" .
Este manual é disponibilizado na Internet pela empresa "Armacell-Advanced insulation and enginereed foams" em www.armaflex.com
